A HISTÓRIA

O Externato Santa Maria de Belém situa-se no 1º andar do n.º 24 da Rua Duarte Pacheco Pereira em Lisboa, uma rua cheia de tradições e histórias de um bairro bem antigo onde ainda hoje se encontram portas abertas há mais de 50 anos.

Uma das portas mais antigas desta rua é a do nosso Externato. Este conta com uma longa tradição no ensino pois a sua certidão na conservatória nacional remonta ao ano de 1959.

Embora com outro nome – Externato Santa Fé – pertencia à sociedade Pereira Caldas e baseava o seu ensino em duas máximas “Os bons princípios fazem os homens de amanhã” e “Os bons professores abrem o caminho do futuro”. (Abecacis, Helena e Guerreiro, Miguel em Pares e Ímpares Memorias de um bairro 1953-2013. Sitio do Livro, 2013).

O Externato Santa Maria de Belém nasce, assim, da alteração de nome e da empresa do Externato Santa Fé. Fundado pela firma Amaro e Caxaria Lda., surge a 19 de outubro de 1966 e é gerenciado por dois irmãos: Armando dos Reis Amaro e Ilda dos Reis Amaro Caxaria.

A 3 de novembro do mesmo ano, o Externato obtém o seu alvará definitivo (Alvará nº 1491), por despacho do Ministério da Educação Nacional e Paralelismo Pedagógico por tempo indeterminado.

Em Março de 2014 passa a ter autonomia pedagógica.

A 1 de julho de 2015, o Externato Santa Maria de Belém volta a mudar de gerência, passa a pertencer à sociedade Parque Encantado, Lda.

Desta vez com mudanças mais profundas, com a intenção de modernizar, inovar e dinamizar o Modelo Educativo, com o objetivo de proporcionar às  crianças um crescimento saudável e harmonioso, para que se sintam Felizes no seu dia a dia.  A nossa missão é preparar as crianças para serem capazes de responder aos constantes desafios que a sociedade lhes impõe e serem capazes de agarrar as oportunidades que lhes vão surgindo.