Princípios básicos

No Externato Santa Maria de Belém sabemos que é através da curiosidade que a criança se sente motivada para o conhecimento. Conscientes que desde pequena a criança questionada tudo o que a rodeia, e é desta forma que vai construindo a perceção do mundo, defendemos que é educando na curiosidade que respeitamos a liberdade da criança, colocando-a num papel de interveniente ativo no seu processo ensino-aprendizagem, respeitando os seus ritmos.

No sentido de estimular o desenvolvimento e, até, fomentar a curiosidade intrínseca na criança, são dinamizadas diferentes atividades com o objetivo de promover a socialização, a exploração do meio ambiente e desenvolver a criatividade, a vontade de descobrir, de saber e de ser.

O nosso modelo pedagógico, Aprender Mexendo, tem como base a importância da criança experienciar aprendizagens, que contribuam para o seu desenvolvimento cognitivo de forma ativa e nesta perspetiva visa que a escola se torne num local rico em experiências de aprendizagem diversificas.

Privilegiamos uma educação integrada, que promove, valoriza e potencia a capacidade de observação, o sentido crítico, a transformação, a exploração e a vivência de emoções das crianças.

Desenvolvemos com as crianças atividades que as levem, não só a criar livremente, mas também a pensar livremente, refletindo e modificando para que, graduadamente, desenvolvam a sua capacidade de pensamento crítico.

Aqui todas as experiências de aprendizagem assentam no facto da criança ter um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem: a criança deve experimentar com as suas próprias mãos, manipular os materiais e recursos disponíveis, colaborar na gestão do seu trabalho e da própria sala de aula, adquirindo gradualmente competências de busca, partilha, debate, seleção, interpretação e organização do trabalho, contribuindo assim para o enriquecimento dos momentos de trabalho e para a aquisição das competências definidas.

Pretendemos ajudar as nossas crianças a aprenderem como pensar e não o que pensar.

Princípios Orientadores do nosso Externato:

  • Valorizar o afeto
  • Promover a inclusão
  • Desenvolver a expressão criativa;
  • Desenvolver a autonomia e a responsabilidade;
  • Valorizar as características individuais da criança;
  • Aproximar e valorizar a relação escola-família;
  • Desenvolver competências pessoais e sociais;
  • Desenvolver a capacidade de liderança.